Lula diz que ser humano seria melhor se seguisse exemplo de São Francisco de Assis

09/04/2005 - 14h08

Mylena Fiori
Enviada especial

Assis (Itália) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, depois de visitar o túmulo de São Francisco de Assis, que sente "a alma e o espírito muito mais fortalecidos". Ele e dona Marisa visitaram na manhã deste sábado a Basílica de São Francisco, a cerca de 150 quilômetros de Roma.

O presidente lembrou os ideais de humildade e solidariedade do santo, seu desapego aos bens materiais e sua disposição para repartir com o próximo o que tinha. Segundo ele, se todo ser humano seguisse o exemplo de São Francisco de Assis, o mundo poderia ser melhor. "Somente com essa disposição e essa visão de mundo, o ser humano será capaz de dormir todo dia com a consciência tranqüila", concluiu.

Em 1986, Ano Internacional da Paz, líderes das principais religiões do mundo encontraram-se na cidade natal de São Francisco para rezar. Desde então, Assis tornou-se um centro de referência para os movimentos pela paz no mundo. A visita à cidade era um desejo de Lula e de dona Marisa.

De Assis, o casal seguiu para almoço em Perugia e neste momento já está em Roma. Eles descansam na embaixada brasileira e não têm compromissos previstos para o resto do dia. Dona Marisa volta para o Brasil na noite deste sábado.

Na manhã deste domingo, o presidente Lula toma o café da manhã com o líder da esquerda em Roma, Massimo D'Alema, a convite do político. O embarque de Lula para Camarões está previsto para 12h30 deste domingo.