Brasil e Paraguai intensificam diálogo para resolver situação na fronteira

31/03/2005 - 22h08

Juliana Cézar Nunes e Priscilla Mazenotti
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Representantes dos governos brasileiro e paraguaio intensificaram nesta quinta-feira as negociações para pôr fim aos impasses existentes na fronteira entre os dois países. A embaixada do Brasil no Paraguai já apresentou um documento com propostas para resolver questões como a de regularização de trabalhadores em Ciudad Del Este e a de cota para compras.

No final da tarde, os paraguaios enviaram uma contraposta. Uma reunião nesta sexta-feira (1º/4) poderá definir o entendimento. Os possíveis termos foram discutidos por diplomatas e representantes da Receita Federal na tarde desta quinta-feira, na embaixada da capital paraguaia.

Pela manhã, houve um encontro de diplomatas em Ciudad Del Este para debater a Agenda 19, um acordo firmado entre os países para estudar a crise econômica na região de fronteira. De acordo com o vice-cônsul do Brasil no local, José Lima, um dos principais temas tratados foi a elevação da cota de compras no Paraguai, que hoje é de US$ 150 e deve passar para US$ 300. Com isso, os turistas teriam um incentivo para cruzar a fronteira, permitindo que o combate ao contrabando não afete o turismo.