Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O faturamento do comércio varejista na região metropolitana de São Paulo aumentou 2,06% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2004, revelou pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). Segundo os economistas da entidade, o resultado do último mês foi marcado pelo consumo concentrado nos segmentos que oferecem facilidade de acesso ao crédito, custo atrativo e prazos mais longos de financiamento. Como exemplo, eles citam o setor automotivo, que registrou desempenho "excepcional" em fevereiro: 51,04% de alta no faturamento das concessionárias de veículos e 40,01% de aumento nas lojas de autopeças e acessórios.
Em contrapartida, o segmento de supermercados registrou queda de 15,04% em relação a fevereiro de 2004, o segundo pior resultado nos últimos três anos em volume de vendas. Segundo os técnicos da Fecomércio-SP, este resultado comprova que "setores que dependem mais do aumento efetivo do emprego e da renda não apresentam desempenho positivo". Eles afirmam que a manutenção do aumento do faturamento com base na expansão do crédito e na alta confiança dos consumidores resultará em crescimento do nível de inadimplência e do endividamento.
De todos os segmentos pesquisados, o pior desempenho foi das lojas de móveis e decorações, com queda de 17,46% no faturamento em relação a fevereiro de 2004, explicado pela queda de 22% na produção industrial do setor de mobiliário em janeiro e pela tradição de queda neste segmento neste período do ano.
As lojas de eletrodomésticos tiveram desempenho oposto ao do setor de eletroeletrônicos e cine-foto-som: alta de 9,62% contra uma queda de 11,25%. Mais uma vez, a Fecomércio-SP atribui à oferta de crédito aos consumidores o principal fator de expansão dos eletrodomésticos. Já o setor de eletroeletrônicos e cine-foto-som, segundo os economistas da entidade, sofrem com a pirataria, vendas de produtos roubados, falta de fiscalização e informalidade do mercado.
A Fecomércio-SP apurou, também, que o setor de vestuário, calçados e tecidos, beneficiado por promoções, fechou fevereiro em alta de 28,30% no faturamento, em relação ao mesmo mês de 2004. Nos demais setores, foram constatadas altas menores: farmácias e perfumarias (4,02%), materiais de construção (0,94%) e lojas de departamentos (0,13%).