Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil
Rio - O Ministério da Saúde começa a contratar nesta segunda-feira o primeiro grupo dos 1.140 profissionais listados no edital de convocação emergencial publicado nos jornais deste domingo. O coordenador do Comitê Gestor da Intervenção nos Hospitais do Rio, Sérgio Côrtes informou que no primeiro dia vão assinar os contratos 480 profissionais entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Na terça-feira serão mais 452 profissionais e na quarta-feira, 288.
O edital está convocando 492 auxiliares de enfermagem, 379 médicos e 116 enfermeiros. O coordenador disse que eles vão atuar nas emergências dos hospitais, onde há deficiência e no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). "Essa contratação é para início imediato. Ele vai ser contratado e já será determinado qual o hospital onde irá trabalhar", afirmou.
O coordenador explicou que o critério de escolha dos profissionais foi a utilização dos bancos de concursos públicos já realizados no Rio de Janeiro. "Para que seja um processo bastante lícito mostrando que não estamos fazendo contratação de qualquer profissional. Estamos utilizando o banco do último concurso público que existe na Secretaria Estadual de Saúde, o banco do concurso público do Hospital Pedro Ernesto e também os cooperados que já trabalhavam nessas emergências. Ou seja, aqueles profissionais contratados através de cooperativas, agora, serão contratados diretamente sem nenhum tipo de intermediário e ainda com diretos trabalhistas", informou.
Sérgio Côrtes disse que os profissionais, que serão contratados pela União por um período de seis meses, são de várias especialidades. A distribuição dos profissionais, segundo o coordenador, atendeu às necessidades de cada hospital. "O critério foi verificar aquelas unidades que estavam com maior déficit, maior carência. Nós identificamos quais estavam precisam mais de clínicos, de cirurgiões, de enfermeiros para que eles pudessem ser contratados diretamente para essas unidades. Utilizamos as escalas existentes. Aquelas que estavam com maior deficiência", disse.