Hospitais do Rio sob intervenção funcionam próximo da normalidade, diz Sérgio Côrtes

20/03/2005 - 15h40

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O coordenador do Comitê Gestor dos Hospitais do Rio, sob intervenção do Ministério da Saúde, Sérgio Côrtes visitou hoje os hospitais do Andaraí, na zona norte, e Miguel Couto, na zona sul da cidade. Ele disse que encontrou as unidades funcionando dentro do que classifica de quase normalidade.

"Felizmente encontra-se tudo dentro do que chamamos de quase normalidade, porque ainda demoraremos algum tempo para conseguir a normalidade", disse. Para Côrtes, as filas nas unidades de emergência não vão terminar enquanto a prefeitura não ativar totalmente os ambulatórios.

"As filas continuarão, não tenho a menor duvida. O que estamos conseguindo é dar qualidade ao atendimento da emergência. O paciente que vai, hoje, para a emergência com caso de emergência mesmo é atendido prontamente. O que não conseguimos atender é aquele ambulatório gigantesco que se encontra nas emergências por falta de funcionamento dos ambulatórios da Prefeitura", afirmou.

Segundo Côrtes, o hospital de campanha da Aeronáutica, que está sendo instalado na Barra da Tijuca, deve começar a funcionar até quarta-feira. Sobre a instalação do hospital de campanha da Marinha no Campo de Santana, centro do Rio, ele afirmou que aguarda uma resposta da Prefeitura até a manhã desta segunda-feira. Se a instalação não for autorizada, o Ministério da Saúde entrará com uma ação na Justiça.

"Na sexta-feira já tinha uma ação pronta para entrar na Justiça para que fosse requisitado o Campo de Santana. Mas, considerando que acreditamos no bom senso da Prefeitura, de que ela irá liberar a utilização do Campo de Santana, decidimos aguardar essa resposta até segunda-feira pela manhã. Tenho certeza de que será positiva e poderemos instalar o hospital de campanha da Marinha no Campo de Santana. Caso seja negativa, tomaremos as medidas judiciais legais", garantiu.

O hospital de campanha da Marinha terá capacidade para atender até 700 pessoas por dia, em consultas ambulatoriais daqueles pacientes que se encontrarem nas emergências dos grandes hospitais. O coordenador esclareceu que a idéia é funcionar dando apoio ao hospital Souza Aguiar (a maior emergência do município), que fica em frente ao Campo de Santana.

Neste fim de semana o Comitê Gestor resolveu adotar o revezamento dos administradores do Miguel Couto e Souza Aguiar. "Decidimos fazer um revezamento, para que os dois conheçam os problemas e as deficiências em cada um desses hospitais. Acreditamos que os hospitais não têm mais condição de ser ilhas, têm que ter comunicação. Essa foi uma tentativa de melhoria, ainda mais, da gestão", explicou.