Dia Internacional da Mulher será comemorado em todo o país

07/03/2005 - 13h43

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, será marcado neste ano por diversos eventos em todo o país, como debates, campanhas, criação de comitês, serviços e exposições. Às 10 horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança a campanha "Crédito para a Igualdade das Mulheres Rurais" no Assentamento Milagres em Apodi (RN).

A campanha é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Outra campanha que será lançada nesta terça-feira, de combate à violência contra a mulher, é promovida pela Comissão da Mulher Advogada da seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).

Em comemoração à data, o Ministério de Minas e Energia inaugura, às 9h30, o Comitê Interno Permanente para Questões de Gênero. A cerimônia será no auditório do ministério com a presença da subsecretária de Relações Institucionais da SPM, Suely de Oliveira.

A data tem sido celebrada em todo o mundo desde 1975, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher. Foi um marco para que governos e sociedade dessem mais atenção ao tema. Entre os debates programados para este ano no Brasil, a discussão central será sobre o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Representantes da SPM participam de seminários e palestras, durante todo este mês, para apresentar o plano. Já estão previstos encontros em Sobral (CE), Natal (RN), Brasília (DF), Londrina (PR) e Curitiba (PR). Na quarta-feira (9), a ministra Nilcéa Freire assina documento de pactuação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres com prefeituras da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Nos dias 28 e 29 de março, a pactuação será com a prefeitura de Porto Alegre e com o governo do Rio Grande do Sul.

Confira a programação da SPM para o Dia Internacional da Mulher na página: www.presidencia.gov.br/spmulheres.

Neste 8 de março, as mulheres também vão ter acesso especial a alguns serviços. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo, estará com unidades móveis da Previdência (PREVMóvel) em diversas capitais, fazendo a inscrição de mulheres. Também vão ser promovidas palestras para informar e orientar as mulheres e a sociedade sobre direitos, deveres e benefícios na área de Previdência Social. Além do salário-maternidade, as mulheres contam com serviços e benefícios previdenciários, como aposentadorias, auxílios por doença, acidente e reclusão.

O Ministério da Justiça também participa das comemorações do Dia Internacional da Mulher promovendo uma exposição fotográfica. A mostra "Olhares" é composta de imagens de mulheres encarceradas e de poesias escritas por elas. A exposição estará aberta ao público de 7 a 11 de março no Salão Negro do ministério.