Mais de 500 mil pessoas deverão acompanhar posse em Montevidéu

28/02/2005 - 19h42

Spensy Pimentel
Enviado especial

Montevidéu (Uruguai) - O governo uruguaio estima que mais de 500 mil pessoas estejam nas ruas nesta terça-feira (1º/3), para acompanhar as cerimônias relativas à posse do novo presidente do país, Tabaré Vázquez.

Uma empresa brasileira é uma das encarregadas da sonorização da solenidade. Segundo os técnicos, torres de som foram espalhadas por um quilômetro ao longo da Avenida Libertador, que termina em frente ao Palácio Legislativo, onde o novo presidente vai jurar fidelidade à Constituição.

Em seguida, Vázquez e seu vice, Rodolfo Nin Novoa, seguirão de carro até a Casa de Governo, na Praça Independência. Parte desse percurso será feita numa camionete Mahindra, de fabricação uruguaia – uma forma de mostrar atenção à produção local, já que o desemprego é uma das grandes preocupações atuais no país.

Amanhã mesmo, Vázquez já deverá manter seus dois primeiros encontros diplomáticos no cargo presidencial. Com o chanceler cubano Felipe Pérez Roque, o encontro simbolizará a retomada das relações diplomáticas entre os dois paises. Com o presidente venezuelano Hugo Chávez, será firmado um protocolo de cooperação na área de energia.

Segundo o embaixador brasileiro no Uruguai, Eduardo dos Santos, o presidente eleito tem convite para visitar o Brasil no dia 22.