Desafio do Brasil é ter crescimento duradouro que satisfaça as necessidades do povo, diz Palocci

24/02/2005 - 14h13

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O desafio maior que o país tem hoje não é apenas garantir um ou outro aspecto novo da política econômica, mas, definitivamente, abandonar a história de muitas décadas de crescimentos com interrupções, de freadas e arrancadas, e ter um crescimento de longo prazo, duradouro e consistente com as necessidades do povo brasileiro.

A afirmação foi feita pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Para ele, esse é um desafio para o Brasil, que pode se transformar em uma nação rica e, através do aumento da renda das famílias, em um país mais forte no contexto mundial e competitivo.

"Não é exagero afirmar isso. Quem conhece o comércio do Brasil com o exterior, quem conhece as condições de competitividade do produto brasileiro, com o produto dos demais países, percebe que o Brasil é vocacionado a ser um dos principais países do mundo", afirmou.

O ministro também disse que o Brasil precisa ser construído com perseverança, com persistência, com envolvimento de toda a sociedade e com esforço de todos os brasileiros.

"Esse objetivo não vai se alcançar com passe de mágica e com alguma política miraculosa. Mas com persistência, com a dedicação em fazer as coisas certas, pois os resultados, no Brasil, quando nós agimos vêm fortes, e o Brasil e o povo brasileiro é um país forte e é um povo forte", disse Palocci.