Entenda a eleição da Mesa Diretora do Senado

13/02/2005 - 12h20

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A eleição para a Mesa Diretora do Senado é realizada em duas etapas. No primeiro escrutínio, os parlamentares escolhem, por votação secreta, o nome do presidente da Casa para o biênio 2005/2006. O regimento interno estacelece a presença de, no mínimo, 41 dos 81 senadores em plenário para iniciar a votação. A eleição do presidente é por maioria simples, ou seja, a maioria dos votos dos senadores presentes.

Como há apenas um candidato, a votação será feita pelo painel eletrônico e não em cédulas de papel como está previsto na Câmara dos Deputados. Se houvesse mais de um candidato, a votação teria que ser feita por cédula nominal, como exige o regimento.

Após a primeira eleição, caberá ao novo presidente do Senado conduzir o processo eleitoral dos demais integrantes da Mesa Diretora. Havendo apenas um candidato para cada vaga, a votação secreta será feita, também, pelo painel eletrônico.

Nas sessões de votação dos integrantes da Mesa não será concedida a palavra a qualquer senador, a não ser para declaração que diga respeito ao processo eleitoral em curso. Neste caso, falam apenas o presidente da Casa, para encaminhar as votações, e os candidatos eleitos, para breves agradecimentos.