Escolas de fronteira vão testar modelo intercultural

12/02/2005 - 12h06

Brasília - Professores, diretores e técnicos de duas escolas brasileiras e duas argentinas participam, a partir de segunda-feira (14), de um curso destinado a preparar as escolas para a
experiência-modelo de educação intercultural português-espanhol em áreas de fronteira. O treinamento será realizado até sexta-feira (18), em Paso de los Libres, cidade argentina que faz divisa com Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. As aulas de capacitação terão o acompanhamento de representantes dos ministérios da Educação do Brasil e da Argentina.

A experiência nas quatro escolas de ensino fundamental começa em março, com o início do ano letivo na região. O projeto - que tem origem em declaração conjunta dos ministros da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, Daniel Filmus, e da Educação do Brasil, Tarso Genro, firmada em Buenos Aires, em junho de 2004 - prevê o estudo específico dos dois idiomas mas, também, que professores de outras disciplinas, como ciências e matemática, possam ensinar na língua estrangeira. O objetivo dos ministérios é reforçar o aprendizado, uma vez que a maioria dos alunos das escolas de fronteira já tem contato com a língua falada nos países vizinhos. A definição de quais disciplinas darão apoio a esse aprendizado, em cada escola, será feita durante o seminário de capacitação em Paso de los Libres.

Para facilitar o intercâmbio entre professores, diretores, profissionais da educação e alunos durante a experiência-modelo, Brasil e Argentina optaram por desenvolver o trabalho em escolas de municípios limítrofes. Assim, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Paso de los Libres, em Uruguaiana, e a Escola Vicente Eladio Verón, de Paso de los Libres, vão trocar informações. O mesmo modelo se desenvolverá entre o município catarinense de Dionísio Cerqueira e a cidade de Bernardo Irigoyen, na província de Missiones. Lá participam a Escola Estadual Básica Theodureto de Faria Souto e a Escola Mayor Juan Carlos Leonetti.

As informações são do Ministério da Educação