Sarney diz que três poderes nunca estiveram tão próximos

10/02/2005 - 19h26

Ana Paula Marra
repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney, disse hoje que os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário nunca estiveram tão próximos quanto agora. "Eu não me recordo nenhum antecedende mais próximo que nós tivéssemos tido uma relação tão estreita, tão baseada nos princípios republicanos da harmonia, quanto nos temos hoje entre os três poderes", destacou Sarney, ao participar, no Palácio do Planalto, de cerimônia em que foi assinado um termo de compromisso com o qual os três poderes da república somam esforços para a prestação de serviços televisivos para o exterior.

Ao discursar na cerimônia, que também contou com a presença do presidente da Câmara, João Paulo Cunha, Sarney elogiou o governo Lula e afirmou que o presidente contribuiu "em muito" para esta união. "Certamente, para isso, o senhor contribuiu em muito. Um homem que tem uma carga de humanidae e uma capacidade de relações humanas de conduzir este grande país e melhorar os dias", disse Sarney.

O presidente do Senado também agradeceu ao presidente Lula por ter realizado esta cerimônia enquanto ele e João Paulo Cunha ainda estão na presidência do Congresso Nacional. "Somos muito gratos por você ter feito esta solendiade nesta data. Vossa Escelência tem sido para com o Poder Legislativo uma colaboração e um apoio que nos faz todos estarmos escravos da sua bontade e da sua gentileza". Na semana que vem, ocorrem eleições nas duas casas. Como a reeleição não é permitida, Sarney e João Paulo deixaram a presidência.

Em seu discurso, Lula retribuiu os elogios de Sarney e homenageou os presidentes da Câmara e do Senado. "Outros que assumirão a Câmara e o Senado terão gestos que merecerão atos como esse, mas este, o da criação de uma TV internacional , teria de ter a assinatura de vocês, pois vocês foram parceiros deste projeto desde o primeiro momento em que a idéia nasceu", disse.