PT não é monolítico e sim pluralista, diz Genoíno

10/02/2005 - 16h49

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino, disse hoje que o PT não é monolítico e sim pluralista, referindo-se à disputa entre os petistas Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e Virgílio Guimarães (MG) pela presidência da Câmara dos Deputados. Segundo Genoino, o partido tem tendências legítimas, representantes de várias tendências e mantém grande respeito por todas elas. "Nós temos um projeto histórico, e esse projeto passa por debates e discussões, principalmente quando as divergências são públicas e de conteúdo", afirmou.

De acordo com Genoino, no episódio da Câmara, o PT tem uma função inquestionável. "A bancada e a direção têm uma função unitária e o candidato que representa o PT na Câmara é Luiz Eduardo Greenhalgh". Para Genoino, o candidato avulso não tem a representação no partido para entrar na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

"A bancada continua em processo de autonomia para escolher o nome da presidência da Câmara, e nós vamos trabalhar com esses temas sempre equilibrando direito de opinião com unidade de ação. Nós vamos conduzir com paciência esse tipo de problema", ressaltou Genoino, durante entrevista coletiva sobre as comemorações dos 25 anos do PT.