Mercadante diz que país saiu do hospital e pode caminhar ''com o pé nas costas''

10/02/2005 - 17h28

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O senador Aloísio Mercadante afirmou hoje que o Brasil "saiu do hospital e está pronto para caminhar com o pé nas costas". Ele disse ter absoluta confiança no encaminhamento que a equipe econômica está dando às negociações internacionais.

Para Mercadante, o fato de o país participar do G8 é mais uma demonstração da importância econômica, da visibilidade e do prestígio internacional brasileiro. "A bandeira de mudanças nas discussões multilaterais está presente em todas as nossas ações internacionais", afirmou.

Em entrevista coletiva durante a comemoração dos 25 anos do PT, o senador lembrou que o país não lança mão dos recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) desde 2003. Segundo ele, quando o PT assumiu o governo havia uma grave crise cambial, o país tinha uma reserva de dólares baixa, vinha de uma trajetória de profunda instabilidade e a inflação atingia mais de dois dígitos.

"Nós tínhamos trajetória de aumento da dívida pública e a economia não crescia havia um bom tempo. Em dois anos nós apresentamos o seguinte resultado: o maior saldo comercial da história do Brasil, recorde de exportações, produção industrial e produção agrícola. Criamos mais de dois milhões de empregos, asseguramos um crescimento de 5% do PIB, que há muito tempo o país não tinha",

Mercadante destacou que os resultados positivos do trabalho do governo vieram sem que fosse preciso se desfazer de nenhum patrimônio público. "O governo anterior endividou o país como endividou e vendeu 76% de empresas públicas do país. Nós as preservamos porque superamos essa lógica de vulnerabilidade externa, venda de patrimônio e criamos alicerces para que o país comece a caminhar para o desenvolvimento sustentável e reduzimos substancialmente nossa vulnerabilidade externa", concluiu.