Brasil é convidado de honra de feira internacional do livro em Cuba

04/02/2005 - 19h08

Brasília - O Brasil é o convidado de honra da 14ª edição da Feira Internacional do Livro de Havana, em Cuba, aberta ontem pelo ministro da Educação, Tarso Genro, na Fortaleza San Pedro de la Cabaña. Entre as atrações da feira, que vai até o dia 13, o Espaço Brasil oferece aos visitantes 13 palestras, exposições e shows sobre arte, artesanato, cinema, literatura, música, poesia, política e história. E o Ministério da Ciência e Tecnologia levou o sistema conhecido como Plataforma Lattes, de integração de dados.

Criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o sistema é um programa nacional eletrônico de currículos, com disponibilização pública na internet, que permite a integração de informações necessárias à formulação e à gestão de políticas de C&T.

Durante a feira, a delegação brasileira doará a Cuba 400 coleções completas de livros. Entre as exposições, os temas são o cantor, compositor e escritor Chico Buarque; fotografias sobre Mulheres do Brasil; e a diversidade cultural retratada no artesanato de todas as regiões brasileiras.

Na série de palestras previstas, o ensaísta e sociólogo Emir Sader fala sobre O Pensamento Brasileiro no Século 20; o escritor Frei Betto, sobre Literatura e Crítica Social; o poeta e professor Sérgio Capparelli, sobre Três Leituras de Terra: entre crianças sem terra e de áreas de minifúndios; e o poeta Thiago de Mello, sobre A Responsabilidade Social do Escritor na América Latina.

Os visitantes também poderão ouvir um recital do violonista Turíbio Santos, que interpreta obras do compositor Villa-Lobos com o acompanhamento da Orquestra Filarmônica Nacional de Cuba. E assistir a 34 filmes brasileiros, entre curtas e longas-metragens, como Jubiabá, Sargento Getúlio, Macunaíma, Eles não Usam Black-Tie, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Cabeças Cortadas, Jorge Amado no Cinema, Quatrilho, O Homem que Copiava e Narradores de Javé.

O espetáculo Sol a Pino, de Antônio Nóbrega, encerrará a feira no Teatro Nacional de Cuba.

Com informações dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia