Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Um efetivo de 18 mil policiais militares e 4.512 civis, além de 2.200 bombeiros vai garantir a segurança dos foliões durante os dias de carnaval na capital pernambucana, na região metropolitana e no interior do estado. As corporações suspenderam férias, licenças e atividades de ensino.
O reforço policial será intensificado principalmente em locais de concentração expressiva de público, como clubes e áreas de desfiles de agremiações carnavalescas. Somente no desfile do Galo da Madrugada, no próximo sábado, 3 mil policiais estarão de prontidão.
Serão montadas barreiras para impedir que pessoas entrem nos locais de animação com armas ou objetos cortantes. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Cláudio Silva, as atenções dos policiais estarão voltadas para a prevenção de atos de vandalismo e prática de depredação a coletivos.
A Polícia Civil vai investir R$ 150 mil no plano de operações especiais do carnaval, que prevê a utilização de 391 veículos na capital e 328 no interior. Serão instaladas delegacias móveis em pontos estratégicos de Recife, Olinda e nas praias de norte a sul. O Corpo de Bombeiros vai atuar de forma preventiva, para atender vítimas de acidentes nas rodovias, nas áreas de festa e na orla marítima. O trabalho envolve nove grupamentos.