Pedro Z. Malavolta
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - As exportações de frango do país cresceram 44,2% em faturamento em dólares em 2004, fechando o ano em US$ 2,595 milhões. Esse foi o resultado do balanço anual da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (Abef), divulgado hoje (12) em São Paulo. Em 2003 foram exportados US$ 1,799 milhões. Esse crescimento ampliou a vantagem do Brasil no mercado internacional, onde hoje vende 43% da carne de frango comercializada no mundo.
Em volume, as exportações de frango do Brasil cresceram 26%. Em 2003 foram 1.959 mil toneladas embarcadas e em 2004, 2.469 mil toneladas. O crescimento superior do faturamento reflete o aumento dos preços médios, que foi de 6,4% no frango inteiro e 20,1% no frango em cortes. O aumento médio nos preços dos frangos exportados foi de 14,5%.
A Ásia passou a ser o maior mercado para as exportações brasileiras, representando 29.9% da receita, contra 27,0% do Oriente Médio que era nosso maior mercado. Segundo o presidente da Abef, Júlio Cardoso, o principal motivo desse crescimento foi a "gripe do frango" que atingiu a produção da Ásia.
Apesar do aumento de 2% na receita das vendas para a União Européia, houve queda na participação desse continente no total das exportações brasileiras, de 26,9% em 2003 para 18,8%. "A Tailândia [o principal produtor da Ásia], passou a exportar carne processada de frango para a União Européia, já que a gripe impedia que se exportasse a carne sem processamento. Isso fez com que não aumentássemos tanto a nossa exportação para a Europa", explica Cardoso.