Nilmário diz que é preciso tirar do papel as leis de proteção ao idoso

27/09/2004 - 19h23

Brasília, 27/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, disse hoje ao comemorar o Dia Nacional do Idoso, que as leis brasileiras que garantem proteção ao idoso não devem nada a de outros países, mas que é preciso tirá-las do papel.

"Chegamos a um ponto no Brasil que não ficamos nada a dever a outros países em termo de legislação. Nosso problema é tirar isso do papel, implementar. É fazer valer o direito. Esse que é o grande desafio".

O ministro ressaltou a importância de se disseminar os direitos dos idosos em oficinas de capacitação em todo país. Segundo Nilmário Miranda, nessas oficinas, tem-se a oportunidade de mostrar como identificar sinais de maus-tratos e violência contra os idosos, além de serem ensinadas como tratar a população da terceira idade, que representa 9% dos brasileiros.

"Nós identificamos que o principal problema da implementação do Estatuto do Idoso é a informação e as pessoas não tem informações de quais são os direitos dos idosos no país. O primeiro passo é equalizar, socializar as informações. Todos saberem exatamente quais são os direitos que estão consolidados no Estatuto do Idoso", defendeu o ministro.

O ministro anunciou a realização de oficina em Porto Velho, no dia 22 de outubro, e no dia 23, em Rio Branco (AC).