Natação dá ao Brasil mais duas medalhas de ouro nas Paraolimpíadas de Atenas

26/09/2004 - 16h50

Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro nas Paraolimpíadas de Atenas. Desta vez nas piscinas da Cidade dos Jogos. Na manhã de hoje, Clodoaldo Silva e Fabiana Sugimori ficaram em primeiro lugar nos 150m medley e 50m livre, respectivamente.

A dois dias do final dos jogos, o Brasil está na 15ª colocação no quadro geral, com 23 medalhas, 11 de ouro, oito de prata e quatro de bronze. Esta é a maior campanha paraolímpica da histórica brasileira. Além dos pódios, há os recordes, os seis de Clodoaldo Silva (três mundiais e três paraolímpicos), um mundial do velocista Antonio Delfino e ainda um paraolímpico de Suely Guimarães.

A estrela do potiguar Clodolado Silva brilhou novamente e ele ganhou o ouro nos 150m medley, na classe 54, com o tempo de 2min39s15. Quem ficou com a prata foi o espanhol Xavier Torres, com o tempo de 2min40s94 e o bronze foi para o tailandês Saint Songnork, com 2min42s57. Clodoaldo Silva é o primeiro atleta em número de medalhas nos Jogos de Atenas: tem quatro de outro e uma de prata.

Fabiana Sugion trouxe o ouro para o Brasil nos 50m livre, na classe S11, com o tempo de 32s35, seguida por Natalie Ball, da Germânia, com 33s22 e a holandesa Marion Nijhof, com 33s58. A brasileira havia quebrado o recorde mundial e paraolímpico na eliminatória desta manhã, com 32s32. Fabiana também tinha conseguido o ouro na mesma prova, só que na Paraolimpíada de Sidney, há quatro anos.

Ádria Santos e Teresinha Guilhermina participam amanhã da final dos 400m. Terezinha ficou com o segundo melhor tempo na semifinal – 55s11, e Ádria Santos, o terceiro – 58s17, na categoria T11/12. Se Terezinha ganhar medalha será a primeira em sua estréia em paraolimpíada. Se Ádria vencer mais uma, terá 12 medalhas em seu currículo de jogos paraolímpicos.

Hoje, Hilário Moreira não competiu na semifinal dos 400m (T-11), pois estava sentindo dor na parte posterior da coxa e os técnicos o pouparam para o revezamento 4X100m de amanhã, que terá o Brasil disputando pela primeira vez.