Política Nacional Livro é debatida em Belém

25/09/2004 - 10h49

Brasília - O Ministério da Cultura discute hoje em Belém (PA), com editores, livreiros, distribuidores, escritores, bibliotecários, especialistas em leitura, organizações não-governamentais e representantes de governos estaduais e prefeituras, a elaboração da Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas, cujas diretrizes devem ser aprovadas até o final do ano.

O encontro faz parte da programação da 8ª Feira Pan-Amazônica do Livro e também servirá para apresentar as linhas gerais do Plano Fome de Livro, que está sendo elaborado pelo governo federal. Será debatida ainda a participação brasileira no Ano Ibero-Americano da Leitura, instituído pela Unesco, Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Cerlalc (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe), a ser comemorado em 2005 em várias partes do mundo.

Essas reuniões com os profissionais do livro e da leitura se realizam em todas as regiões do país e já reuniram cerca de 600 dirigentes de entidades e outras lideranças. O ciclo de encontros já passou por São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza, e terminará em Porto Alegre, em outubro.

"Estamos criando as condições necessárias para construir uma política pública e os programas governamentais na área do livro, leitura e bibliotecas a partir de um amplo diálogo com a sociedade e todos os setores interessados nessa questão, que é estratégica para o desenvolvimento nacional", afirma o coordenador do Fome de Livro, Galeno Amorim.

Entre as propostas que contam com grande apoio das entidades e profissionais da área estão a criação do Conselho Nacional do Livro e Leitura e de um fundo permanente de financiamento ao fomento a atividades de desenvolvimento da leitura, além da recriação do Instituto Nacional do Livro (INL).

Com informações do Ministério da Cultura