Estudantes de todo o país fazem o Enem neste domingo

28/08/2004 - 10h26

Marina Domingos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Mais de 1,5 milhão de estudantes se preparam para participar, amanhã (29/8), da sétima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes em diversas áreas do conhecimento. A prova é composta por 63 questões de múltipla escolha, uma redação e será aplicada em 2.323 locais em 608 municípios de todo país.

Pela primeira vez, a estudante Maria Rejane Souza, de 19 anos, vai fazer o Enem. Rejane, que termina o terceiro ano do ensino médio no final desse ano, sempre estudou em escola pública e acredita que com as notas do Enem poderá ajudar no acesso ao ensino superior. Em todo o país, 455 instituições, sendo 52 públicas, utilizam os resultados da prova em seus vestibulares. "É uma grande oportunidade para entrar na faculdade", diz ela.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) com alunos que fizeram a prova no ano passado, revelou que 51% dos estudantes fizeram a prova como forma de obter notas para o processo de seleção das universidades, já 48% declararam ter feito a prova para ter uma avaliação de sua vida escolar. "É uma ajuda para entrar na faculdade, mas também serve para testar meus conhecimentos nos três últimos anos do ensino médio", informou Rejane.

O Inep recomenda que os candidatos que não receberam ou perderam o Cartão de Confirmação de Inscrição verifiquem antecipadamente o local de realização da prova na escola ou agência dos Correios, onde fez a sua inscrição. No dia do exame, o estudante deve dirigir-se ao local da prova levando documento de identidade e o comprovante de inscrição.

Instruções ao candidato

Chegada: Os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado. O participante deverá comparecer ao local de realização da prova, com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início, portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial, como Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho, além de outros, listados no Manual do Inscrito. Deverá levar apenas lápis preto nº 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. É recomendável levar um lanche, como fruta e biscoito.

Questionário – O participante também deverá preencher, antecipadamente, o questionário socioeconômico e entregá-lo ao fiscal da sala de prova no dia do exame. Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização desta. Neste caso, o participante deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios. Não é preciso selar, pois o porte é pago pelo Inep/MEC.

Cartão –Os cadernos de questões possuem quatro cores diferentes: amarelo, rosa, verde e branco. As questões são as mesmas para cada caderno com a seqüência de apresentação diferente. No domingo, após às 18h30, o Inep vai disponibilizar na internet a prova amarela e os gabaritos das quatro cores.

Resultado – O gabarito e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão disponíveis para consulta na Internet no dia da prova, próximo domingos (29), a partir das 18h10. Os endereços para acesso são www.inep.gov.br ou www.mec.gov.br.