Rio inaugura Memorial Getulio Vargas

23/08/2004 - 21h27

Rio, 23/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou hoje o Memorial Getulio Vargas, no centro da cidade. O monumento é uma homenagem ao ex-presidente que governou o Brasil por mais de 18 anos e se suicidou com um tiro no coração em 24 de agosto de 1954.

"Esse memorial, ao resgatar a memória de Getulio Vargas, está na realidade resgatando um período da história que estava meio caído no esquecimento. A gente preenche uma grande lacuna histórica e presta uma justa homenagem a um dos grandes ícones da nossa política", disse o secretário municipal de Culturas, Ricardo Macieira.

O memorial, que será aberto ao público amanhã à noite, é composto por um monumento com duas colunas de 17,5 metros de altura, um lago com 1.500 m2, um busto de bronze de três metros de Getulio Vargas e um museu subterrâneo que abrigará uma exposição permanente sobre o ex-presidente.

A obra teve um custo de R$ 4 milhões e durou cerca de oito meses. O projeto do monumento, do arquiteto Henock de Almeida, foi escolhido em um concurso promovido em 1984, pelo então governador Leonel Brizola, mas só pôde ser concretizado 20 anos depois.