Encontro na ABI discute a Era Vargas

23/08/2004 - 12h07

Rio, 23/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Jornalistas, escritores, estudantes e representantes de diversos segmentos da sociedade participaram hoje do encontro "Vargas: Olhares da Imprensa", promovido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A sessão lembrou os 50 anos de morte do ex-presidente, ocorrida em 24 de agosto e destacou a relação entre os avanços e os retrocessos sociais e políticos que marcaram a Era Vargas.

O vice-presidente da ABI, Milton Temer, explicou que o evento teve também um sentido de gratidão, já que no período Vargas o prédio da entidade foi construído na rua Araújo Porto Alegre, antes mesmo do prédio do antigo Ministério da Educação (MEC). "Hoje o prédio é um patrimônio histórico e arquitetônico do país. Isso demonstra que, ao mesmo tempo em que Vargas prestigiava a Associação Brasileira de Imprensa, estabelecia a censura na mídia pelo Departamento de Imprensa e Propaganda", disse.

A sessão teve também como expositores o jornalista Villas-Bôas Correa e o escritor Carlos Heitor Cony. Foram analisadas a criação da Lei Trabalhista, os avanços nos direitos das mulheres, a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce, Petrobrás e Loyd Brasileiro e as críticas de neoliberais à Era Vargas.