Brasil estuda sistema integrado de saúde para atender cidades de fronteira com Mercosul

23/08/2004 - 15h50

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – O governo estuda a criação de um sistema integrado de saúde para atender as cidades de fronteira com Argentina, Uruguai e Paraguai. O ministro da Saúde, Humberto Costa, anunciou na capital gaúcha que o objetivo da proposta é chegar a um plano de atenção integrado, que atenda as necessidades de saúde comuns entre os moradores das fronteiras dos países do Mercosul.

Ao abrir o Seminário de Integração das Ações de Saúde nas Fronteiras Físicas do Bloco, Humberto Costa lembrou que já existem políticas comuns de combate ao tabagismo, à AIDS, de vigilância epidemiológica e de distribuição de medicamentos. O evento deve reunir até quarta-feira, em Porto Alegre, os ministros da Saúde do Mercosul e dos países associados (Bolívia, Chile e Peru), para discutir a implantação dos Serviços Integrados de Saúde (SIS-Mercosul).

Eles também irão avaliar os avanços nas primeiras ações conjuntas desde o último encontro, ocorrido em junho, em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, os países do bloco econômico regional comprometeram-se a agilizar a consolidação do SIS-Mercosul. O sistema visa criar uma rede articulada de serviços e racionalizar o uso da infra-estrutura instalada para facilitar o acesso da população fronteiriça.