Rio tem posto fixo para receber armas

14/08/2004 - 12h59

Rio, 14/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Organização Não-Governamental (ONG) Viva Rio inaugurou hoje o primeiro local fixo do país para o recolhimento de armas aos sábados.

Nas primeiras horas de funcionamento foram recolhidas dez armas, a maioria entregue por famílias. O posto vai funcionar das 9h às 17h e durante toda a manhã foi grande o movimento de pessoas pedindo informações na ONG, que fica na Rua do Russel, 76, na Glória.

Para o coordenador do Viva Rio, Rubem César Fernandes, a iniciativa abre espaço para quem trabalha de segunda a sexta-feira e não tem tempo para participar da Campanha pelo Desarmamento lançada pelo governo.

No Viva Rio, as armas são danificadas a marretadas na frente de seus donos, o que para Rubem César deixa as pessoas mais seguras. Segundo ele, o posto do Viva Rio que vinha funcionando de segunda a sexta-feira desde o dia 4 último já recebeu 420 armas, entre elas granadas, fuzis e pistolas em estado de uso.

Ao chegar na ONG, a pessoa é recepcionada por um funcionário treinado pela Polícia Federal e orientada a responder a um questionário antes de entregar a arma. Para cada arma entregue, a pessoa recebe uma indenização, que vai de R$ 100,00 a R$ 300,00 a ser paga em 30 dias. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, o telefone do Viva Rio é 2555.3777.