Detentas do Rio receberão certificados de conclusão de curso

13/08/2004 - 11h25

Rio, 13/8/2004 (Agência Brasil - ABr) - Internas do presídio Talavera Bruce, em Bangu, receberão, na próxima terça-feira, às 14 horas, os certificados de conclusão do curso de auxiliar de creche, o primeiro oferecido pelo projeto Viva Bebê, uma parceria do Movimento Viva Rio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, para capacitar detentas de penas curtas.

As 25 internas, entre elas seis estrangeiras, estudaram durante sete meses sob orientação de uma pedagoga, com o apoio de uma psicóloga, que desenvolveram com as estudantes um trabalho de resgate da auto-estima, com teatro e música. Algumas participantes já ganharam a liberdade e duas delas estão trabalhando na área.

A festa de encerramento do curso reunirá as formandas, representantes do Depen, do Viva Rio e da área prisional do Estado. Na ocasião, será apresentado um vídeo produzido por alunos da PUC sobre o projeto, que terá continuidade até o final do ano. A próxima fase do Viva Bebê já conta com 60 inscrições no curso, que também serve para diminuir a pena, ou seja, três dias de aulas representam um dia de remissão.