Alfabetizadores orientarão alunos sobre o registro civil

07/08/2004 - 8h36

Brasília - No final deste mês, os 80 mil alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, receberão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) cartilha contendo orientações sobre a obtenção do registro civil. Os exemplares serão enviados diretamente para a residência dos alfabetizadores que, com base no texto, orientarão os jovens e adultos em processo de alfabetização a obter a certidão de nascimento, que é o primeiro passo para o indivíduo tornar-se cidadão. Com o registro ele poderá obter outros documentos necessários à prática social

"Nossa intenção é incentivar e sensibilizar a população a fazer o registro. É muito importante em termos de cidadania, pois possuir identificação é um direito fundamental das pessoas", afirmou o diretor de Educação de Jovens e Adultos da Secad, Timothy Denis Ireland, destacando que a cartilha tem linguagem acessível, de leitura bastante atraente para o leitor, o que facilita a comunicação. O alfabetizador transmitirá os ensinamentos aos alunos, que serão incentivados a repassar as informações às famílias e conhecidos. A cartilha vai atingir cerca de 1,65 mil alunos, este ano.

A Campanha Nacional de Registro Civil foi deflagrada ontem na área rural. Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que dos 3,5 milhões de brasileiros nascidos em 2002, mais de 800 mil deixaram de ser registrados no prazo legal de 90 dias após o parto.