Seminário em Goiânia discute políticas urbanas

06/08/2004 - 11h07

Marina Domingos
Repórter da Agência Brasil

Goiânia - Mais de 200 representantes de prefeituras, universidades e organizações não-governamentais de todo país estão participando nesta sexta-feira do 1o Seminário Nacional de Capacitação das Cidades para Políticas Urbanas, que pretende conhecer as experiências bem-sucedidas dos municípios brasileiros na área de capacitação e modernização da administração pública. "A capacitação é a chave para alavancar o desenvolvimento das cidades", defende a secretária-executiva do Ministério das Cidades, Ermínia Maricato.

O ministério quer colher informações para ajudar na elaboração do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, que deverá ser implantado ainda este ano em todos os municípios. Por meio do programa, os gestores públicos poderão pedir recursos para realizar cursos de capacitação e formação de multipicadores nas áreas de reciclagem de lixo, educação no trânsito, gestão ambiental, administração e fiscalização das cidades. "Vamos sistematizar essa experiência e fazer uma verdadeira escola de planejamento urbano", explicou a secretária.

Ermínia Maricato destaca que é importante despertar no cidadão e também no gestor público a consciência de que o desenvolvimento das cidades depende do trabalho e da organização de cada um. "O governo federal está investindo em programas que façam avançar a administração pública, que qualifiquem funcionários, e até mesmo vereadores e lideranças regionais", ressaltou. O Seminário, que termina hoje, é promovido pelo Ministério das Cidades, pelo Lincoln Institute of Land Policy e a Caixa Econômica Federal.