Lula e Fox viajam juntos à Argentina para participar da Cúpula do Mercosul

07/07/2004 - 13h40

Brasília, 7/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - Em companhia do presidente do México, Vicente Fox, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, hoje à tarde, para Puerto Iguazú, na Argentina, onde participa da 26ª reunião de cúpula do Mercosul. O Brasil vai assumir, por seis meses, a presidência temporária do bloco econômico, hoje ocupada pela Argentina. Lula receberá do presidente argentino, Néstor Kirchner, o comando do Mercosul em meio à decisão do país vizinho de impor restrições à importação de eletroeletrônicos produzidos no Brasil.

O governo brasileiro já divulgou nota oficial ressaltando que a medida está suspensa, mas o governo argentino garante que as restrições entraram em vigor hoje. Os argentinos decidiram aplicar alíquota de 21% à importação de televisores produzidos na Zona Franca de Manaus. No primeiro semestre deste ano, o Brasil exportou um total de US$ 3,2 bilhões para o país vizinho.

O impasse com a Argentina pode ser discutido entre os presidentes Lula e Kirchner, mas a reunião de cúpula do Mercosul tem uma extensa agenda para todos os representantes do bloco. A expectativa é que os presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai consigam avançar nas discussões sobre a união aduaneira do Mercado Comum do Sul, que envolve a livre circulação de bens entre os quatro países e o aperfeiçoamento da Tarifa Externa Comum (TEC).

Os presidentes também vão discutir ações sociais que podem ser implementadas no âmbito do Mercosul, especialmente em questões como saúde, educação e agricultura familiar. Outro tema em pauta também será a criação do parlamento do Mercosul e a criação do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul para julgar as tendências comerciais entre os países membros do bloco. Os quatro chefes de estado vão definir, ainda, o programa de trabalho para o período 2004-2006, uma espécie de "plano plurianual" do bloco econômico.

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do México, Vicente Fox, também participam do encontro e vão aproveitar o evento para pedir o ingresso de seus países como membros associados do Mercosul. O presidente mexicano, que se chegou hoje ao Brasil, viaja para Puerto Iguazú junto com o presidente Lula, que, às 20h30 de hoje se encontra com o presidente da Venezuela e, às 21h30, participa de jantar oferecido pelo presidente argentino a todos os membros da cúpula.