Milena Galdino
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Nos próximos dias, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) entrará com uma ação judicial contra os planos de saúde Sul-América e Bradesco Saúde. Ambos comunicaram aos clientes um reajuste calculado em 80% da taxa paga atualmente.
Em entrevista ao Revista Brasil, da Rádio Nacional, a consultora jurídica do Idec, Dulce Pontes, disse que outros planos também podem ser levados à Justiça. "Estamos recebendo e checando reclamações sobre várias outras empresas. No caso desses dois planos, já ficaram constatadas irregularidades", avisou.
Ela classificou como "exorbitante" o reajuste fixado pelos dois planos e garantiu que a decisão, unilateral, é abusiva, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Dulce Pontes instruiu os associados aos planos a, se tiverem condições, pagarem as taxas para continuarem utilizando o serviço. Se não for possível, devem depositar o valor atual em bancos oficiais e aguardarem a decisão judicial.
Se o Idec ganhar a causa, os associados que pagaram além devem receber o reembolso. "No site do Idec temos, também, um modelo de petição que a pessoa pode usar para lutar judicialmente contra os abusos do seu plano de saúde", instruiu a advogada.