GDF quer ampliar área do Parque Nacional de Brasília

07/07/2004 - 13h59

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, quer ampliar em mais de 50% a área do Parque Nacional de Brasília. Com isso, o parque passaria de 30 mil para 46 mil hectares. A ampliação seria feita com a doação de terras do Governo do Distrito Federal (GDF) ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pela preservação e administração do parque.

O objetivo do governo do DF é fazer com que o Ibama agilize a aprovação do projeto de criação da Cidade Digital. Localizada ao lado do parque, a cidade será um pólo de empresas de tecnologia, informática e telecomunicações. A proposta foi apresentada pelo governador, nesta quarta-feira, ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.

Roriz entregou uma proposta de medida provisória para definir os novos limites da área que, segundo ele, se transformaria no maior parque urbano do país. O governador disse que apresentou também proposta para incluir a capital federal no abastecimento de gás natural que virá com o gasoduto Brasil-Bolívia.