Crescimento da inflação não preocupa Mantega

07/07/2004 - 17h57

Rio, 7/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega disse hoje que o crescimento registrado na inflação é localizado e de causas conhecidas como a elevação dos preços do petróleo e de commodities e dos preços administrados. Ele explicou que aconteceram ainda os reflexos dos preços de vestuário e industria têxtil, por causa do inverno.

Para o ministro, todas são causas limitadas no tempo e inclusive já se verifica queda no preço do petróleo no mercado internacional. Presente ao seminário internacional de fundos de pensão, Mantega garantiu que, apesar do aumento, a inflação se mantém na meta: "Mesmo com esse aumento circunstancial que se deu agora , a inflação está dentro da meta estabelecida pelo governo . È uma oscilação momentânea e não nos tira a estabilidade, que está garantida e será cumprida".

O ministro explicou a posição do governo com relação à inflação: "Evidentemente que o governo continuará vigilante e não permitirá que a inflação volte a ganhar vulto no país. Isso é um compromisso importante e será cumprido. O governo está tranqüilo com relação a isso".

Sobre as taxas de juros, o ministro Guido Mantega afirmou que dependem de avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Banco Central.