Rio, 30/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os pequenos empresários de cinco pólos de confecção fluminenses, que reúnem 2,9 mil empresas, comemoraram hoje aumento de 20% a 30% no número de pedidos. Os dados foram revelados durante a quarta edição do Fashion Business, que se realiza paralelamente à 5ª Fashion Rio, evento oficial da moda fluminense, no Museu de Arte Moderna(MAM).
De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/RJ, Paulo Maurício Castelo Branco, a Bolsa de Negócios deve gerar, e até ultrapassar, vendas de R$ 300 milhões, o que significará faturamento 30% superior ao da edição anterior, realizada em fevereiro, quando os negócios totalizaram R$ 215 milhões. As estimativas são de que neste ano o total exportado atinja US$ 25 milhões, contra US$15 milhões apurados em 2003.
Castelo Branco salientou o aumento de participação de compradores nacionais e estrangeiros no evento. Pelo menos 120 redes de distribuição e lojas brasileiras e 50 estrangeiras estão buscam no Fashion Business negócios com as confecções fluminenses e de todo o país. A busca por qualidade e a melhor capacitação das pequenas indústrias são resultado do apoio do Sebrae/RJ para aumentar as exportações de têxteis e de confecções fluminenses, disse Castelo Branco.
Confeccionistas de Goiás, Mato Grosso, Piauí, Pará e do Distrito Federal, apoiados pelo Sebrae Nacional, valorizam o trabalho dos pequenos empresários fluminenses e dão ao evento uma dimensão nacional, na opinião de Castelo Branco. Também participam do Fashion Business artesãos cadastrados no Programa Sebrae de Artesanato-Traços do Rio.