Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - Com uma receita que mistura astronomia, samba e integração social, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, leva nesta sábado (26) aos integrantes da Velha Guarda da Escola de Samba da Portela um pouco dos segredos dos astros e estrelas.
Segundo informou a assessoria de imprensa da Cecierj, será utilizado no evento o maior planetário inflável da Fundação, com capacidade para 80 pessoas. Ali, os espectadores poderão assistir a uma reprodução do céu noturno em seções de 30 minutos dentro de uma estrutura de lona plástica, informou a assessoria.
Ao final da apresentação, a Escola de Samba Azul e Branco de Madureira prestará homenagem aos astros do samba e do espaço ao som de clássicos do samba de raiz, destacando Dona Dodô, de 84 anos, estrela do carnaval 2004 como madrinha da bateria da Portela, que receberá da escola um agradecimento especial. Cerca de 2 mil pessoas deverão participar do evento.
O governo fluminense investiu no planetário itinerante da Cecierj U$ 40 mil. O planetário é o único a fazer apresentações gratuitas pelos municípios. Ele integra o projeto Praça de Ciência Itinerante, cujo objetivo é atualizar o pensamento científico desenvolvido pelos professores nas escolas do estado.