Diário Oficial publica aposentadoria de Maurício Corrêa no Supremo

10/05/2004 - 18h56

Brasília, 10/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Diário Oficial da União publicou hoje a aposentaria do ministro Maurício Corrêa, que durante 11 meses foi presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Corrêa foi o 38º presidente do Supremo Tribunal Federal desde a proclamação da República. Ocupou a vaga de Marco Aurélio de Melo, que exerceu o cargo por dois anos. Foi eleito por dez votos a um - por tradição, o candidato não vota nele mesmo.

Maurício Corrêa é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Chegou a Brasília em setembro de 1961 e já ocupou cargos nos três Poderes da República. Assumiu o cargo de ministro do Supremo em 15 de dezembro de 1994, por indicação do
então presidente da República Itamar Franco, de quem foi ministro da Justiça. Seu amplo currículo jurídico como advogado militante em Brasília inclui o cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Distrito Federal, entre 1978 e 1986. Foi ainda senador da República durante a Assembléia Nacional Constituinte.

Corrêa iniciou a carreira jurídica em 1961 como procurador autárquico dos extintos órgãos de Previdência e Assistência Social IAPAS e IAPM e, concomitantemente, foi advogado militante em Brasília, com escritório especializado em Direito Civil e Comercial.