Capacidade instalada da indústria aumentou em março

10/05/2004 - 19h45

Brasília, 10/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O setor industrial utilizou 81,9% da capacidade instalada em março. O melhor desempenho dos últimos 15 meses. Na comparação com fevereiro, o aumento foi de 2,4 pontos percentuais, segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O dado indica redução da ociosidade do setor.

A pesquisa mostra, sem a sazonalização, que a variação chegou a 81,3%. Com isso, a indústria volta ao patamar que tinha há dois anos, quando o setor econômico sofreu uma queda por causa da inquietação gerada pelas eleições presidenciais. Nos primeiros três meses de 2004, o setor industrial utilizou, em média, 80,8% de sua capacidade.

Os estados de Espírito Santo, Ceará, Amazonas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tiveram as melhores expansões. Já as indústrias de Goiás e do Paraná reduziram o uso da capacidade instalada em março.

Apesar da expansão, o coordenador da pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, disse que a melhora registrada no setor ainda não satisfaz o empresariado. "A gente estava com uma expectativa forte de crescimento no início do ano, porque os fundamentos da economia já estavam praticamente equacionados. Infelizmente, no início do ano houve uma interrupção da redução dos juros, que gerou não necessariamente uma interrupção do crescimento, mas uma perda de ritmo significativa do crescimento", explica.