Brasil tem como gerar novos negócios no Leste Europeu, mostra estudo da Apex

09/05/2004 - 17h42

Gustavo Bernardes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um estudo da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), concluído recentemente, constatou que o Brasil tem condições de aumentar, nos próximos meses, as exportações para países do Leste Europeu como Polônia, Hungria e República Tcheca. Segundo a pesquisa, o Brasil poderia, já no curto prazo, vender calçados, confecções, alimentos, bebidas e equipamentos hospitalares aos três países da região.

"Esses países já são tradicionais compradores de soja, café e frango, mas agora percebemos que existem oportunidades imediatas em outras áreas", disse o presidente da Apex, Juan Quirós, pouco antes de embarcar para a Budapeste (Hungria), onde já foram feitos trabalhos de prospecção comercial.

Atualmente, a balança comercial brasileira com países do Leste Europeu é pouco expressiva. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil vendeu no ano passado apenas US$ 76,9 milhões em produtos para a Polônia, US$ 66,2 milhões para a República Tcheca e mais US$ 48,6 milhões para a Hungria. "Não temos dúvidas que as pequenas e micro empresas brasileiras terão condições de ocupar um mercado que é potencial para o Brasil", acrescentou Quirós.

Desde a semana passada, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o presidente da Apex, técnicos da agência e empresários têm feito novos contatos comerciais nesses países, a fim de verificar as possibilidades de intensificação do comércio.