Rio, 6/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O comércio de produtos pela internet representou apenas 0,21% das vendas do comércio em 2002, com um faturamento de R$ 530 milhões. De acordo com a Pesquisa Anual do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas pela internet foram responsáveis por até 25% do faturamento de 445 empresas e por 23% a 50% das vendas de 340 empresas em 2002.
Outras 15 empresas obtiveram 51% a 75% de seu faturamento pelo comércio eletrônico em 2002. Somente seis empresas conseguiram 76% a 100% de seu faturamento com a venda de produtos pela internet.
Entre os produtos mais vendidos pela Internet estão livros, jornais, revistas, móveis, produtos farmacêuticos, material de construção, máquinas, aparelhos de uso doméstico e pessoal, equipamentos e matérias de escritórios, discos, instrumentos musicais, jóias, bijuterias, brinquedos, produtos de limpeza e higiene e objetos de ótica e de arte. Juntos estes produtos geraram R$ 308,2 milhões, representando 58,2% do total das vendas pela internet.