Um em cada cinco passageiros de ônibus e trens está insatisfeito com o serviço

23/04/2004 - 12h53

Brasília, 23/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um em cada cinco passageiros de trens ou ônibus interestaduais está insatisfeito com o serviços prestados pelas empresas. Esse é o principal dado das 74.025 manifestações recebidas em 2003, pela ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT). A principal reclamação é o mau atendimento ao usuário.

Os dados foram dovulgados hoje pelo ouvidor da ANTT, Marcos Jorge Matusevicius, para quem os 80 por cento de satisfação constatados não são tão importantes quanto os 19,77% de insatisfação, porque não se sabe quantos usuários ficaram insatisfeitos mas não reclamaram à ouvidoria da ANTT. Dessas reclamações, 14,92% foram relativas aos ônibus, e 3.8% referiam-se aos trens.

Por isso também o alto nível geral de satisfação verificado não é muito relevante: 80% com serviços prestados pelas empresas de ônibus interestasduais; 85% dos serviços pretados pelas empresas concessionárias de rodovias; e 96% com adminsitração de serviços prestados pelas concessionárias de ferrovias.

O ouvidor destacou como uma das principais fontes de reclamações recebidas pela ANTT, as empresas de ônibus que atendem ao entorno do DF, razão pela qual a agência vai licitar todas as linhas da região e criar novas concessões para atender as populações das cidades vizinhas a Brasília. De todas as empresas que operam na região, apenas uma não ficou abaixo das expectativas dos usuários nas manifestações recebidas pela ouvidoria da ANTT no ano passado.