Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, disse hoje que o ministério não tem preferências sobre qual concorrente vencerá a disputa pelo controle da operadora de telefonia Embratel.
"A nossa preocupação é com o marco regulatório. Não há manifestação desse ministério nem a favor da Telmex, nem do consórcio Calais (formado pelas empresas de telefonia fixa) e nem da Telos. O ministério é neutro nessa posição", disse o ministro Eunício Oliveira.
O ministro voltou a afirmar que o governo tem interesse em participar da empresa de satélite da Embratel, a Star One, por meio de uma golden share ou aquisição de ações com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Questionado sobre o fato do BNDES ter enviado formalmente, ontem (22), pedido a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que apure os motivos que levaram a atual controladora da Embratel, MCI, ter aceitado a proposta apresentada pela empresa Telmex, Eunício Oliveira disse que o banco é vinculado a outro ministério. A proposta da Telmex é menor do que a apresentada pelo consórcio das operadoras fixas.
O ministro participou hoje da reunião das áreas de infra-estrutura e econômica no Palácio do Planalto