Seminário discute tuberculose em São Paulo

20/04/2004 - 10h06

Lourival Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A tuberculose ainda é um problema de saúde que preocupa médicos e autoridades brasileiras. E a maior incidência de casos da doença em relação à população, ocorre na região sudeste, principalmente no estado do Rio de Janeiro, que tem 11 mil registros.

O assunto será discutido hoje em São Paulo, durante Oficina de Mobilização dos Gestores da Região Sudeste e Sul do país, reunindo representantes das secretarias estaduais de saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e dos municípios prioritários para o Plano Nacional de Controle da Tuberculose.

O Ministério da Saúde estima que 85 mil pessoas estejam com tuberculose no Brasil. Dados indicam seis mil mortes a cada ano por causa da doença.

O Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que o SUS, ao longo dos 15 anos de existência, construiu uma possibilidade de acesso que não existia antes no Brasil. Ele adiantou que é preciso fazer chegar ao conhecimento das pessoas que qualquer um que tenha tosse há mais de três semanas, principalmente se além da tosse vem perdendo peso e se tem escarros com sangue, precisa procurar um posto de saúde.