Gustavo Bernardes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O tempo de espera nas filas é a maior reclamação da maioria dos correntistas, segundo dados do Banco Central (BC). Apesar da queda de 29% no número de reclamações feitas, em março deste ano, junto a Central de Atendimento do BC, a principal queixa ainda é sobre o tempo que o usuário perde para ser atendido por um caixa.
A segunda reclamação mais comum é sobre o atendimento prestado pelos bancos e administradoras de consórcios. "Dúvidas sobre a cobrança de tarifas, também estão entre as reclamações mais frequentes", disse o Chefe da Divisão de Atendimento ao Público do BC, João Evangelista. Segundo ele, o Banco Central já rececebeu nos três primeiros meses do ano mais de 2,2 mil reclamações. No mesmo período do ano passado, o número de reclamações passou de 3,1 mil.
Muitos usuários de serviços bancários também recorrem ao BC apenas para pedir informações. Entre as mais freqüentes, estão consultas ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF), situação de cadastro junto à instituições financeiras e consultas ao Cadastro de Risco - serviço que registra perfil de adimplência para financiamentos ou empréstimos com valores acima de R$ 5 mil. Para ter acesso à Central de Atendimento do BC, basta ligar para 0800 99 2345 ou acessar o endereço do banco na Internet (www.bcb.gov.br).