Rio - Pela primeira vez desde sua criação, há 4 anos, a Associação Brasileira de Academias (ACAD) reúne no país os donos de academias, fornecedores de material esportivo, profissionais e estudantes de educação física, fisioterapia, nutrição e marketing em um congresso, com o objetivo de profissionalizar a academia e seus funcionários.
O I ACAD-Congresso e Exposição será realizado no Riocentro, nesta capital, entre os dias 8 e 10 deste mês. A solenidade de abertura amanhã (8), às 9 horas, contará com a presença do Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
O Presidente da Associação, ex-nadador Djan Madruga, revelou que o Congresso é uma decorrência das assembléias mensais realizadas pela entidade e atende à necessidade de profissionalização e especialização do setor, constituído em grande parte (cerca de 90%) por academias de pequeno e médio portes, de acordo com recente pesquisa efetuada pela entidade.
O setor de fitness movimenta no país em torno de R$1,5 bilhão por ano. O mercado nacional cresceu 55,55% de 2000 para 2003, passando de 4,5 mil academias para 7 mil academias em todo o Brasil, com 2,8 milhões de pessoas matriculadas. O setor se encontra em franco crescimento e oferece 140 mil postos de trabalho diretos e 420 mil indiretos.
No Estado do Rio de Janeiro,680 mil pessoas estão matriculadas em 1,7 mil academias que geram 34 mil empregos diretos e 102 mil empregos indiretos.
O I ACAD ocupará os 2 pavimentos do Pavilhão 5 do Riocentro, em área de mil metros quadrados e contará entre os palestrantes com a participação do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt e do médico Eduardo de Rose. A realização de negócios entre fornecedores e donos de academias é outro objetivo do evento.
(Alana Gandra)