Vendas nas indústrias do Rio de Janeiro recuam 3,9% em fevereiro

29/03/2004 - 14h21

Rio, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O menor número de dias úteis em função do Carnaval explica a queda nas vendas da indústria fluminense em fevereiro, da ordem de 9,9%, em relação a janeiro. Depois de feito o ajuste sazonal, a retração das vendas reais chegou a 3,9%. Os Indicadores Industriais divulgados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostram ainda que o faturamento industrial no estado do Rio recuou 5,8%, em comparação com fevereiro de 2003. Já no primeiro bimestre deste ano houve aumento nas vendas reais de 4,80%.

A pesquisa da Firjan revela que houve elevação no nível de emprego de 0,6% sobre janeiro, em função do aumento da produção em alguns setores. Esse resultado representou a criação de cerca de dois mil postos de trabalho.

A massa salarial real teve queda de 4,8% em fevereiro em comparação com janeiro, devido ao menor número de dias trabalhados e de horas extras.

Os Indicadores da Firjan mostram redução no ritimo de atividades. Porém, a entidade avalia que isso não representa uma tendência de queda. A Firjan espera que a continuidade do movimento de redução da taxa básica de juros (Selic) abra perspectivas positivas para o ano.