Sebrae que inserir Inpa em programa tecnológico

29/03/2004 - 14h30

Brasília, 29/3/2044 (Agência Brasil - ABr) - Um dos objetivos da apresentação amanhã, às 16 horas, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, do Programa de Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas (Sebraetec), é a oportunidade inserir o instituto no programa. O Sebraetec tem como objetivo a promoção da melhoria e a inovação de processos e produtos de micro e pequenas empresas e empreendedores, visando a incorporação de processos técnicos e o aumento da competitividade dos pequenos negócios.

O engenheiro florestal Célio Luís Picanço Matos, líder em Tecnologia do Sebrae, vê como positiva uma aproximação com o Inpa. "Por meio do credenciamento as pesquisas desenvolvidas na instituição poderão ser colocadas em prática pelas empresas que tenham interesse", diz ele.

O Sebraetec é um programa de consultoria tecnológica que permite as empresas de pequeno porte e empreendedores, acesso aos conhecimentos tecnológicos existentes e disponíveis nas instituições de ciência e tecnologia. Por meio de recursos detinados a consultoria, o programa visa subsidiar a melhoria de um produto já existente ou a criação de um novo produto.

Os recursos para o programa este ano são da ordem de R$ 550 mil e tem cinco linhas de apoio para subsidiar projetos tecnológicos de pequenas e médias empresas como: Diagnóstico Empresarial, Suporte Tecnológico, Suporte Empresarial, Aperfeiçoamento Tecnológico e Invovação Tecnológica.