Salgadinho enriquecido com pulmão bovino reduz anemia

29/03/2004 - 10h55

Brasília, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Salgadinho enriquecido com pulmão de boi. O produto desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Estudos de Propriedades Funcionais de Alimentos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP está combatendo uma doença causada pela insuficiência de ferro no sangue e que atinge 45% das crianças brasileiras: a anemia. Cada 100 gramas do salgadinho enriquecido contêm 10 miligramas de ferro.

A eficiência dos salgadinhos foi testada em duas creches de Teresina (PI). Durante quase dois meses, crianças de 2 a 7 anos consumiram diariamente um pacote de 30 gramas do produto. "Depois de 55 dias, a incidência de anemia caiu de 60% para 11,5%, um nível comparável ao de países desenvolvidos", informa o professor e coordenador do projeto, José Alfredo Áreas, ressaltando que o aproveitamento do ferro contido no pulmão bovino é 140% maior que o do sulfato ferroso, usado como medicação contra a anemia.

Os salgadinhos foram produzidos com 78% de grão-de-bico, 12% de milho e 10% de pulmão bovino. Antes de ser incorporado ao produto final, o pulmão tem sua gordura original extraída, o que reduz o índice de gorduras saturadas e inibe o aumento do colesterol. Segundo José Arêas, os salgadinhos tradicionais feitos basicamente de milho, contém níveis protéicos baixos e muitas gorduras saturadas: "Utilizando o pulmão de boi, a quantidade de proteínas teve um aumento de 20%".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que um terço da população mundial sofra de anemia, especialmente devido à queda do consumo de alimentos ricos em ferro, especialmente a carne. Arêas explica que a falta de ferro reduz a captação de oxigênio pelo sangue, provocando nas crianças restrições no sistema imunológico, no aprendizado e no processo de crescimento. De acordo com ele, algumas indústrias se interessaram no salgadinho enriquecido com ferro, mas nenhuma iniciou sua produção em grande escala. (Com informações da Agência USP de Notícias)