Brasília, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A aplicação de recursos federais na área de saúde dos municípios vai ser rigorosamente investigada pela Controladoria-Geral da União (CGU). Amanhã (30), às 10h, no auditório da filial da Caixa Econômica Federal (Setor Bancário Sul), haverá o sorteio das 50 cidades onde a verba de saúde será investigada.
Uma parceria do Ministério da Saúde com a CGU vai possibilitar a fiscalização, com apuração mais específica. Cerca de 500 fiscais e auditores vão trabalhar em 50 cidades com até 300 mil habitantes. Serão fiscalizados de um a quatro municípios por estado.
Os médicos e enfermeiros também participam da fiscalização. Serão 25 deles, que atuam como auditores do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) e vão participar da operação junto com os fiscais da Controladoria.
Anteriormente, a falta desses profissionais da área da saúde impedia uma apuração mais profunda, já que o manuseio dos prontuários de pacientes só é autorizado ao pessoal da área.
Com a parceria, o Ministério da Saúde espera inibir a corrupção e colaborar com a formação de uma cultura de participação da sociedade na aplicação dos recursos públicos. Os sorteios acontecem mensalmente e, até agora, o programa já fiscalizou cerca de R$ 1 bilhão.