Rio, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A concessão do Prêmio de Refinador Internacional do ano, concedido pela World Refining Magazine, é para a Petrobras o reconhecimento ao esforço que a companhia vem exercendo nos últimos anos para melhorar a qualidade dos seus produtos, com a preocupação de preservar o meio ambiente com a produção de derivados cada mais em consonância com o respeito ao meio ambiente.
A avaliação foi feita pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Rogério Manso, em entrevista à Agência Brasil. Segundo Manso, a importância se reveste de importância ainda maior se for levada em conta que a área de refino ficou um tanto quanto esquecida, diante das inúmeras premiações e dos recordes obtidos no setor de offshore.
"Historicamente a Petrobras vinha obtendo prêmios e o reconhecimento do setor petrolífero internacional exatamente pelos sucesso na área de exploração e produção. Para nós, a premiação na área de refino – que andou um tanto quanto esquecida – é uma espécie de resgate a este setor também vital da companhia. A Petrobras é uma das poucas companhias no mundo que está investindo cerca de US$ 1 bilhão por ano no seu Parque Nacional de Refino. Isto se traduz em produtos de melhor qualidade, top de linha mesmo a nível internacional".
Manso lembrou, ainda, que dos US$ 5,5 bilhões de dólares que a estatal vai investior em seu parque de refino, entre 2003 e 2007, cerca de 40% dizem respeito à preocupação com a qualidade de seus produtos. Com isso, quatro unidades de tratamento para melhorar a qualidade do diesel já entraram ou estarão entrando em operação nos próximos meses.