Rio, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras recebeu o título de Refinador Internacional do Ano, concedido pela World Refining Magazine. O prêmio - anunciado nesta segunda-feira, no Rio - foi entregue no último dia 24 ao diretor de Abastecimento Rogério Manso, durante a realização do vigésimo segundo World Fuels Conference em San Antonio, no Texas. Essa distinção é concedida anualmente à empresa refinadora que tenha se destacado em três categorias: Meio ambiente, crescimento e rentabilidade.
Durante a entrega do prêmio, foram ressaltados o importante papel da Petrobras no mercado de energia da América Latina, seus planos de expansão, seu comprometimento com a utilização de combustíveis mais limpos e iniciativas adotadas na questão da responsabilidade social. No que diz respeito ao meio ambiente, a crescente preocupação da estatal com o fornecimento de combustíveis cada vez mais limpo, principalmente diesel e gasolina, foi considerada como um dos grandes avanços da indústria de refino nos últimos anos.
No quesito "Crescimento e Rentabilidade", o prêmio reconhece as companhias que firmam padrões operacionais e demonstram inovação no aproveitamento de seus recursos e oportunidades.
Ao discursar por ocasião do recebimento do prêmio, o diretor Rogério Manso destacou o fato de que a Petrobras é uma das poucas companhias no mundo que está investindo mais de US$ 1 bilhão por ano em refino. "Esses investimentos são exaustivamente avaliados sob os critérios de retorno sobre o capital, segurança, saúde e meio ambiente".
A entrega do prêmio é realizada cerca de um mês depois de estatal ter anunciado dois novos recordes obtido pelo seu Parque Nacional de Refino, ambos em fevereiro. O primeiro no dia 11, com o refino de 1.800.628 barris de petróleo, marca esta superada no dia 25 do mesmo mês com o processamento de 1.818.711 barris – neste último caso 99,6% da capacidade total instalada de processamento nas 11 refinarias da Petrobras no país.