Metrô de Recife ganha mais 14,3 quilômetros

29/03/2004 - 16h42

Recife, 29/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O sistema de trens urbanos de Recife (Metrorec) será ampliado com a construção de mais 14,3 quilômetros da linha Sul. Até o fim do ano, serão 10 novas estações. O Metrorec possui atualmente18 estações e atende a 165 mil usuários por dia. As obras estavam paradas há dois anos, por problemas licitatórios.

O contrato para viabilizar o empreendimento, no valor de R$ 32,8 milhões, foi assinado hoje entre o ministro das Cidades, Olívio Dutra, e o presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, João Luís Dias, na Estação Aeroporto.

Segundo o ministro Olívio Dutra, com a conclusão do projeto, o sistema se tornará o segundo maior do país em extensão, perdendo apenas para o metrô de São Paulo. Ele destaca que a expansão também dará a Recife a primeira estação do país interligada com o aeroporto por meio de passarelas com esteiras rolantes, além do maior terminal de integração metrô/ônibus da região.

O ministro afirma que além de transportar as pessoas, com rapidez, conforto e segurança, o metrô reduz os congestionamentos, os acidentes de trânsito e é estratégico para melhorar o espaço urbano.

As obras, previstas para serem concluídas no fim de 2006, incluem revisão geral e climatização de 25 trens.