Jornada de negócios em São Paulo deve aproximar Brasil e Tunísia

29/03/2004 - 15h12

São Paulo – A cidade de São Paulo vai sediar entre os dias 26 e 28 de abril uma jornada tunisiana de negócios, com eventos promovidos pela embaixada da Tunísia em Brasília, pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O objetivo será promover o aumento das relações comerciais entre o país árabe e o Brasil, verificar as oportunidades de negócios e fomentar parcerias entre indústrias dos dois países.

De acordo com o embaixador tunisiano em Brasília, Hassine Bouzid, 15 empresários de seu país vão participar da jornada, representando setores da indústria, agricultura e alimentos, elétrico, de couro e de calçados.

"Eu acredito que o comércio entre os dois países pode dobrar dentro de cinco anos", afirmou o diplomata à ANBA. Vai ser a segunda vez que um evento assim ocorre no Brasil, a primeira foi em 2002.

O Brasil exportou no ano passado o equivalente a US$ 56,3 milhões para a Tunísia, sendo que os principais itens da pauta foram açúcar, óleo de soja, chassis com motores para veículos, tratores e café.

Na outra mão, o Brasil importou do país do Norte da África o equivalente a US$ 42,3 milhões, sendo que os fertilizantes representaram a maioria das compras.

Acordo com a UE

A idéia do governo tunisiano é mudar um pouco o perfil dessa pauta. O país tem um acordo de livre comércio com a União Européia, fato que, segundo o embaixador, permite que indústrias brasileiras se instalem no país e produzam para o mercado europeu sem sofrer com sobretaxas e cotas de importação.

"O acordo com a UE engloba todos os setores da indústria, agora vamos ver quais que interessam aos empresários brasileiros", declarou Bouzid.

Interessado em promover as exportações de produtos industrializados, o governo tunisiano quer, além de atrair empresas e investimentos brasileiros, levar tecnologia ao país. Portanto, mais do que commodities e bens de consumo, a Tunísia quer aumentar a compra de bens de capital do Brasil, principalmente equipamentos para a indústria, além de fomentar a instalação de plantas industriais de empresas brasileiras no país.

"Essa porta para a Europa é muito interessante para os empresários brasileiros. Isso pode ser possível sim", avaliou o vice-presidente de marketing da CCAB, Rubens Hannun, que também é cônsul honorário da Tunísia em São Paulo.

Programa

A jornada vai começar com um seminário sobre cooperação industrial na Fiesp. Vão ocorrer também encontros de negócios entre empresários brasileiros e tunisianos. Haverá ainda uma reunião do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia, criado em 2002, e que reúne anualmente seis representantes de cada país.

Na ocasião serão também assinados acordos de cooperação entre a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e sua contraparte tunisiana, o Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex), e entre a Agência (Tunisiana) de Promoção de Investimentos Estrangeiros (Fipa) e o Investe Brasil, a agência de promoção de investimentos criada pela iniciativa privada e pelo governo brasileiro.

Tais acordos, segundo Hannun, terão como objetivos fomentar a cooperação entre os dois países nestes dois setores e promover a troca de informações.

Do lado brasileiro, a CCAB vai convidar empresários que se encaixem no mesmo perfil dos tunisianos, tanto potenciais compradores de produtos tunisianos e exportadores, e possíveis parceiros para as empresas do país árabe, interessados em eventuais joint-ventures.

Tecnologias da informação

Tanto a Tunísia está interessada em transferência de tecnologia e ampliação de seu parque industrial que no próximo ano, em novembro, vai sediar a segunda parte da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira fase foi realizada em Genebra, na Suíça, em dezembro de 2003.

Os principais objetivos da cúpula são promover a inclusão digital e o acesso às tecnologias de informática, telefonia, internet, rádio, TV e etc.

Antes, porém, no final de março de 2005, será realizada em Túnis, capital do país, uma feira internacional sobre tecnologias da informação e de comunicações, a Intec, promovida pela empresa Promo Tunisia em associação com o governo local. As inscrições para a participação neste evento se encerram em 31 de maio próximo.

Perfil

A Tunísia está localizada no lado africano do Mar Mediterrâneo. O país tem uma população de 9,8 milhões de habitantes e seu Produto Interno Bruto (PIB) é de US$ 24,8 bilhões (2003).

As principais indústrias da nação árabe são a têxtil e de alimentos. Ela é também um importante pólo turístico.

As informações são da Agência Anba